Em virtude das fortes chuvas que assolaram a região, a Prefeitura Municipal de Ibititá criou a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, com a finalidade de coordenar as ações de Defesa Civil no âmbito municipal, através de ações preventivas, de socorro, assistencial e reconstrutivas. Portanto, essas atuações são destinadas a evitar e/ou minimizar diversos desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

Após o período chuvoso, a Comissão mobilizou, com urgência, todas as Secretarias Municipais que, juntos, criaram grupos de trabalho com objetivo de visitação das áreas mais afetadas do município, sendo feito um levantamento real referente aos prejuízos econômicos e sociais causados.

À época, a COMDEC propôs à chefe do poder executivo municipal, decretação e reconhecimento de situação de emergência e em desastre durante todo o período de socorro e de alerta, com o fim de mobilizar os meios de comunicação e as autoridades competentes para estarem de prontidão e continuarem fornecendo os serviços básicos e essenciais às pessoas afetadas.

Por fim, os relatórios emitidos pela COMDEC foram inseridos no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), e desta forma a gestão aguarda homologação por parte do Estado para a concretização de ações no município.

Prefeitura Municipal de Ibititá – Cuidando da nossa gente

Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022