A Síndrome mão-pé-boca é uma infeção viral causada pelo vírus Coxsackie. A maioria dos casos ocorre em crianças com idade inferior a 6 anos.

As lesões mais comuns acontecem nas palmas das mãos, nos pés e na boca. Mas, podem aparecer também no bumbum, região genital, coxas e braços.

Na boca surgem aftas na língua e na mucosa oral, que são dolorosas. Outros sintomas como febre, congestão nasal, dor abdominal ou diarreia podem surgir 1 ou 2 dias antes da erupção cutânea.

A transmissão é fecal-oral, ou seja, através do contato direto ou indireto com saliva, secreção ou fezes contaminadas. Mesmo depois da recuperação, a criança continua transmitindo o vírus pelas fezes por até 4 semanas.

Não é necessário nenhum exame para confirmar o diagnóstico, o mesmo é feito através da história clínica e observação da criança.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

Lavagem das mãos com água e sabão;

Desinfeção de brinquedos ou superfícies de contato;

Descarte de fraldas em lixo fechado;

Importante lembrar que a criança só pode voltar à escola de 5 a 7 dias após início dos sintomas, com melhora dos sintomas.

Prefeitura Municipal de Ibititá – Cuidando de nossa gente