Na noite desta sexta-feira (29), a comunidade de Canoão fez festa para receber a comitiva oficial do Governo Cidade Para Todos, liderada pelo prefeito Cafu Barreto. Como já é rotina, o último dia útil do mês é reservado para inaugurações de obras de grande relevância social. Desta vez, o Distrito de Canoão, o maior do município, foi contemplado com a reforma e ampliação da Escola José de Alencar e a entrega da 1ª etapa da pavimentação da Rua Dois Coqueiros e de casas do Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas.

A cerimônia foi realizada na Escola Municipal, que conta com salas amplas, setores administrativos, pátio, biblioteca, sala de vídeo, almoxarifado e área de convivência. Em seu discurso, o coordenador de obras de Ibititá, o engenheiro Anselmo Alencar, lembrou que já lecionou na José de Alencar e teve como aluno uma figura ilustre. “Essa escola já enviou muitas personalidades para o cenário regional, a exemplo do prefeito Cafu Barreto, que desde muito cedo aprendeu uma importante lição: a educação transforma a vida das pessoas”. A diretora Nevolanda Felix e a secretária municipal de Educação e Cultura, Fabrízia Pires de Oliveira, fizeram questão de parabenizar o corpo docente e todos os funcionários da unidade e também enalteceram o comprometimento da gestão com a educação de qualidade.

O prefeito Cafu Barreto, emocionado, lembrou de quando era criança e sonhava com dias melhores para sua família, amigos e conterrâneos. “Temos que agradecer a Deus, primeiramente. Depois, aos homens e mulheres desta cidade que, junto com conosco, estão construindo a Ibititá do futuro”, disse antes de anunciar que já busca recursos para requalificar o pátio e construir novas salas de aula na escola.

Um dos pontos altos da noite, sem dúvida, foi a entrega das chaves das casas às famílias. “Eu morava numa casa de adobão. Hoje, depois da reconstrução, estou no paraíso. Graças a Deus e ao prefeito Cafu, posso dormir em segurança com minha esposa e minha filha”, afirmou Alexandre Soares de Oliveira, um dos contemplados pelo programa do Ministério da Saúde, executado numa parceria entre a FUNASA e a Prefeitura de Ibititá.

Além da maciça presença da população, também participaram do ato secretários, vereadores e lideranças locais.