Desde o início da gestão Cafu Barreto, a Saúde se tornou prioridade máxima na cidade de Ibititá. De acordo com balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, apenas nos quatros primeiros meses do ano, mais de 5.680 pessoas foram atendidas nos Postos de Saúde da Família. Durante o mesmo período, o Centro Médico de Ibititá promoveu mais de 2.800 consultas de emergência, 514 internamentos e mais de 12.600 exames.

Para melhorar a oferta de serviços oferecidos à população, a Prefeitura aderiu aos programas Saúde na Escola e Saúde Bucal, além do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Também foram realizadas melhorias estruturais nas unidades de atendimento, reforma da Farmácia Básica e instalação de aparelho de ar condicionado na sala de vacinação. Outra grande conquista foi a regularização do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que atende cerca de 280 pacientes por mês e serve mais de 800 refeições para cadeirantes, acamados e crianças especiais.

De janeiro a abril deste ano, foram feitas mais de 165 consultas especializadas, 41 exames específicos e mais de 160 sessões de fisioterapia. O município já atende diversas especialidades, como Cardiologia, Neurologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Oftalmologia, dentre outras. Sem contar com a instalação da Base Descentralizada do SAMU 192, que entra em operação em julho e vai ajudar a salvar centenas de vidas na sede e nos povoados. “Já fizemos muito. Mas, temos consciência de que ainda temos um longo caminho pela frente. Nosso objetivo é alcançar a excelência na saúde pública em Ibititá”, ressaltou o prefeito Cafu Barreto.