18 de maio: Dia Nacional de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

FAÇA BONITO, denuncie toda e qualquer forma de abuso com crianças e adolescentes! Em alusão ao dia 18 de maio, a Prefeitura Municipal de Ibititá juntamente com a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social, destaca a importância da prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Lei federal n° 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLECENTES.

Mas precisamos prevenir e combater essa violência em todos os meses e dias do ano.

Fique atento a alguns SINAIS DE ALERTA:

? Perturbações do sono (Pesadelos)

? Comportamento sexual inadequado

? Isolamento e comportamentos agressivos, dentre outros.

Se a criança ou adolescente apresentar algum destes sinais, procure um profissional especializado para ajudá-lo a entender o que de fato está acontecendo! É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. E uma das melhores formas de proteção, é a informação. Eles precisam saber o que é o abuso sexual para se prevenir ou pedir ajuda caso estejam sofrendo a violência. Procure o Conselho Tutelar e a Delegacia, ou Disque 100 para efetuar uma denúncia. Vamos proteger nossas crianças e adolescentes!