Radar da transparência

História

Anos de 1887, época que muitos em que os aventureiros vindo do sertão, de Macaúbas vindo do povoado Vargem de Macaúbas, em aventuras de mel de abelhas, uma comitiva formada pelos irmãos, Martiniano Marques Dourado, conhecido por Catú e Clemente Marque Dourado mais conhecido por padre e com a comitiva veio alguns ex escravos com Vitorino Rodrigues de Souza, Tibério e outros não tinha transporte, tudo era por meio de animais, burro, jumento, que conduzirão, estes bravos aventureiros até esta terra que deram o nome de Rochedo, por ter sido visto a primeira vista Rochedo.

Martiniano velho Catú e Clemente velho padre possearam da terra, para cultura e explorarem o plantio de alguma cultura como feijão, milho, cana e outros, aqui nesta terra eles foram, construindo as suas moradias, como tinha madeira de qualidade, Martiniano construiu a sua primeira residência no riacho que hoje conserva este nome é ate a data de hoje, foi construída de madeira a pique, anos mais tarde Martiniano veio a construir no centro na praça que hoje denominada praça Martiniano Marques Dourado.

O velho padre como era conhecido o Clemente foi construir sua residência em outro lugar hoje Bairro do Gelo. Anos depois Rochedo seu nome primitivo foi evoluindo com crescimento de pessoas vindo de outros lugares, que o ano de 1961 era vila de Irecê.

No fim da Segunda Guerra, terminou a ditadura mais conhecida como ditadura Vargas, esta foi anos de 1945, deu vez ao novo sistema de governo democrático é Rochedo, ano de 1961 por decreto lei nº. 1518, a Câmara Estadual do Estado da Bahia em Assembléia aprovou a desligamento territorial de Rochedo municipalizado Cidade de Ibititá e assim Ibititá e um município independente.

Para com que os habitantes de Ibititá reconheça o município com uma área de 744km quadrado e 18.293 habitantes, foram convocados para a primeira eleição a acontecer no dia 15 de novembro 1962. Para as urnas escolhe pelo voto o primeiro prefeito foi Antônio Cardoso Dourado sendo Concorrente Eufrásio Vilela Dourado, na data foi eleita a câmara de vereadores, para dar início ao programa de governo.

Ibititá - BA

Fundação: 1961