A 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada nesta terça (23), no Clube Recreativo de Ibititá, reuniu a população e expôs obras de artistas talentosos, a exemplo de Ilma Rodrigues que apresentou suas ilustrações. “Para mim, como artista, é muito importante poder expor os meus trabalhos em um evento tão grandioso como esse. Mas os artistas precisam se unir em prol de um objetivo maior que é a valorização da Cultura no nosso município. E essa conferência é um degrau par alcançarmos nossos objetivos”, avaliou.

O evento foi aberto pelo prefeito Cafu Barreto e contou com as presenças dos vereadores Paulo Dourado, Celson, Ricardo de Reinato, Odair José e Milton Sabão, além do produtor cultural e artista plástico Sólon Barreto, representante da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), dentre outras autoridades. Para a secretária municipal de Educação, Fabrízia Pires, um dos objetivos da conferência é criar o sistema municipal de cultura e com isso captar recursos tanto do Governo Estadual, como Federal para “promover ações e fomentar a cultura local valorizando assim os artistas da terra”.

Durante todo o dia aconteceram apresentações, debates, exposição de pinturas, artesanato, capoeira, música e poesia, teatro, literatura, e ilustração. Mais de 12 artistas se apresentaram e durante o evento aconteceu o concurso de Grafite Art na Rua, com a participação de Jovens do município. Um dos pontos altos da conferência foi a exibição de um vídeo, onde o filho da terra Gustavo Dourado, que faz parte da Academia Brasileira de Letras e hoje está radicado em Brasília, leu um poema escrito para Ibititá. O grupo de dança Arte e Dance do Povoado de Batatas apresentou o Maculelê e as danças africanas representando a comunidade Quilombola existente na localidade.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Ibititá foi marcada pela diversidade e pluralismo. Na oportunidade, foram eleitos os seguintes delegados do poder público e sociedade civil que vão representar a cidade na conferência estadual: Fabrízia Pires de Oliveira, Ronayde Modesto Dourado, Jaciel Alves dos Santos, Souza Queiroz e Jurema Araújo de Oliveira.