Dezesseis municípios da região de Irecê assinaram, nesta terça-feira (1º), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, o protocolo de intenções para constituição do Consórcio de Saúde. Participaram da solenidade o governador Rui Costa, o secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, Josias Gomes, secretário de Relações Institucionais, o deputado Ângelo Coronel, além dos vereadores de Ibititá, Milton Sabão, Celso Marques, Robinho, Iraneto Quirino, Léo do Sindicato, Mainá Matos, Pacheco e Odair.

Cafu Barreto falou da importância do Consórcio e dos novos investimentos que a região deve receber. “Esperamos que a região seja contemplada rapidamente com a construção de uma policlínica para ampliar o atendimento aos munícipes da nossa cidade e de toda região”, observou o prefeito de Ibititá. Os municípios que formarão o consórcio são: América Dourada; Barra do Mendes; Barro Alto; Canarana; Central; Ibipeba; Ibititá; Irecê; Itaguaçu; João Dourado; Jussara; Lapão; Mulungu do Morro; Presidente Dultra; São Gabriel; e Uibaí.

Rui Costa afirmou que a assinatura dos consórcios está reescrevendo a história da saúde e também do estado. “Nós estamos substituindo o modelo antigo, [em] que as administrações municipais cuidam sozinhas de seus hospitais, por um sistema de cooperação”. Ele disse ainda que para “atender às necessidades da saúde, precisamos agir e trabalhar de maneira integrada e regional. Esse é um conceito de solução regionalizada para os problemas da saúde, principalmente os mais complexos”.