Na noite desta sexta-feira (27), a comunidade de Brejeiros, povoado de Ibititá, fez festa para receber o prefeito Cafu Barreto e a comitiva do Governo Cidade para Todos. Fogos de artifício, música, confraternização e alegria marcaram a cerimônia de inauguração da Praça Luiz Rodrigues Filho e a entrega de 23 km de estradas vicinais recuperadas. A praça – que possui mais de 100 m² – foi batizada com o nome de um ilustre morador do povoado. Seu Lula, como era carinhosamente conhecido, faleceu em 2012 sem conseguir realizar o sonho de ver Brejeiros com uma boa infraestrutura e com opções de lazer para os moradores. Entretanto, nesta noite abençoada, o sonho do Seu Lula começou a se concretizar.

“Hoje, o senhor não está mais entre nós… Mas, tenho absoluta certeza que, com essa homenagem, seu nome nunca será esquecido”, disse, emocionado, o cerimonialista Márcio Carvalho, aplaudido por autoridades, familiares e amigos de Luiz Rodrigues Filho. De acordo com o engenheiro Anselmo Alencar, responsável pela obra, o novo equipamento conta com grama natural, plantas ornamentais, projeto especial de iluminação e paisagismo, área de entretenimento e convivência e sistema independente de irrigação. Moradora da comunidade há mais de 60 anos, Avani Pereira Rosa não conseguiu conter a emoção: “sempre fomos esquecidos, Brejeiros sempre foi abandonado… Mas, agora – graças a Deus e ao prefeito Cafu – nossa realidade começou a mudar. Isso aqui é um sonho que se torna realidade”.

Diante da Igreja de São João, padroeiro do povoado, o prefeito agradeceu a receptividade dos moradores e disse que se sente realizado e com o “sentimento de dever cumprido”. “Essa praça, construída com recursos próprios, é a primeira de muitas intervenções que serão feitas em Brejeiros. Mesmo com todas as dificuldades que o país enfrenta, estamos preparados para seguir em frente. Ibititá está preparada para superar esse momento porque realizamos uma gestão responsável e comprometida com o trabalho. Hoje, saio daqui de cabeça erguida!”.

O discurso de Cafu Barreto foi antecedido por palavras de agradecimento e congratulações proferidas por lideranças, a exemplo do ex-vereador Edivaldo Cirilo dos Anjos, o atual vereador Emídio Neto, o vice-prefeito Arturzinho da Mata e um representante do deputado estadual Ângelo Coronel, responsável pela emenda que proporcionou a recuperação das estradas. Também fizeram parte da “Tribuna de Honra” as secretárias municipais Fabrízia Pires (Educação) e Maria Gilaide (Ação Social), natural de Brejeiros; além de colaboradores do Governo Cidade para Todos e a viúva de Seu Lula, a senhora Vaní Pereira Rodrigues, que teve a honra de descerrar a placa de inauguração da praça junto com o prefeito.