Como já é tradição, a Secretaria Municipal de Educação de Ibititá sempre inova na Jornada Pedagógica. Este ano, além do tema desafiador “Currículo: Do contexto do texto ao contexto da prática”, a grande novidade foi uma palestra motivacional, marcada pela interação e pela discussão de questões relevantes que vão intensificar as experiências dentro das salas de aula. Nesta quinta-feira (11), em cerimônia realizada numa casa de eventos da cidade, a titular da pasta, Fabrízia Pires de Oliveira, abriu os trabalhos num discurso que passou pela mitologia grega, destacou os investimentos da Administração na Educação (especialmente em infraestrutura, qualificação dos professores e valorização da categoria) e anunciou grandes conquistas que estão na agenda do Governo Cidade Para Todos; a exemplo da inauguração da Creche do Riacho e a construção do Plano de Cargos e Salários. “A Educação acontece num esforço conjunto, com passos significativos. Que em 2016 nós possamos melhorar ainda mais para honrar a confiança que os pais e mães de Ibititá depositam em nós”, concluiu.

Momento de agradecimento

Também compondo a mesa de honra, a professora Perpetua Alecrim, representando toda a categoria, parabenizou a gestão pelo empenho e propôs uma reflexão sobre “a responsabilidade do educador”. “Façamos o melhor sempre”, disse confiante e cheia de entusiasmo. Ao usar a palavra, o prefeito Cafu Barreto, grande anfitrião da noite, aproveitou a oportunidade para agradecer. “As senhoras e os senhores são os maiores responsáveis pelo sucesso deste projeto. Muito obrigado! Tenho certeza de que os professores contribuem (e muito) com o desenvolvimento da nossa cidade. Unidos vamos construir a Ibititá do futuro”. Ao final, após reafirmar o compromisso com a manutenção dos direitos adquiridos pela classe, o prefeito anunciou que a folha do mês de fevereiro será enviada ao banco conveniado na próxima segunda-feira (15). “Tenham todos uma boa jornada e um excelente ano letivo”, concluiu Cafu, aplaudido de forma efusiva.

Motivação: do querer ao fazer!

Um dos pontos altos da noite, sem dúvida alguma, foi a palestra da psicóloga e especialista em Psicoterapia Clínica Gisele Machado. Com o tema “Motivação: do querer ao fazer”, ela interagiu com a plateia e trouxe situações do cotidiano para mostrar como é preciso “conhecer as metas antes de qualquer percurso” e de como é importante ter “equilíbrio emocional, amor próprio e qualidade de vida” para alcançar a realização profissional. Além da experiência prática, Gisele Machado falou sobre satisfação pessoal, equilíbrio das relações familiares e usou frases celebres de grandes pensadores (como Jean-Paul Sartre, Dalai Lama, John Lennon, Albert Einstein e Charlie Chaplin) para mostrar que o “caminho para vencer é continuar tentando” e que o medo é apenas o sentimento que se interpõe entre a “zona de conforto e a zona de coragem”.

Em seguida, foi servido um coquetel e a comunidade escolar curtiu um show especial da dupla Fagner & Damy. A Jornada Pedagógica de Ibititá segue até segunda-feira (15).