Jornada Pedagógica aborda importância das linguagens na Educação Infantil

Data:

“Educação e Linguagens: Compartilhando Saberes e Práticas Cuidadosas”. Esse foi o tema da Jornada Pedagógica de Ibititá, que aconteceu entre os dias 03 e 07 de Fevereiro e abordou elementos considerados relevantes para a formação contemporânea de professores. O eixo de trabalho “Educação e Linguagens”, que será norteador nos projetos pedagógicos da rede para o ano letivo de 2014 foi enfatizado durante as oficinas de Música, Teatro, Literatura, Movimento Corporal e Artes. A experiência vai contribuir, de forma significativa, para a inserção dessas linguagens na práxis pedagógica docente.

Na abertura do evento, foi apresentada a peça teatral “A Professora Maluquinha”, que mostrou de forma lúdica situações engraçadas e cotidianas na sala de aula. Na terça-feira (04), aconteceu a oficina “A música Clássica em uma linguagem popular”, com o professor Lourivan Tavares. Durante 4 horas foram apresentadas músicas eruditas com instrumentos artesanais enfatizando a linguagem musical. A execução da 9ª sinfonia de Beethoven, concluída pelo compositor em 1824, foi um dos momentos altos do concerto e arrancou aplausos dos presentes.

Outros temas foram abordados durante a Jornada, entre eles “Primeiros Socorros”, “A Linguagem Teatral na sala de Aula”, “Os cuidados com a fala e o movimento Corporal em sala de aula”. Também foram realizadas oficinas individualizadas para os Professores e Gestores, Auxiliares de Serviços Gerais, Porteiros, Merendeiras, Apoio Escolar e Motoristas do Transporte Escolar.

Para a secretária de Educação do município, Fabrízia Pires, a linguagem permeia o trabalho na Educação Infantil e junto com a brincadeira e a interação, constitui um dos eixos da ação pedagógica junto às crianças e todos os colaboradores precisam estar envolvidos no processo. “O conceito de múltiplas linguagens se refere às diferentes linguagens presentes nas atividades pedagógicas que possibilitam às crianças trocar observações, ideias e planos, e o tema da Jornada 2014 foi pensado justamente para abordar essa temática tão relevante para o aprendizado”, observou.