Nesta sexta-feira (23), o povoado de Lagoa do Zé Mendes fez festa para recepcionar a comitiva do Governo Cidade para Todos, que contemplou a comunidade com a inauguração de uma nova escola e com a entrega da estrada vicinal ligando o povoado à sede do município. Por iniciativa do vereador Domingos Pacheco, assim que o projeto for aprovado pela Câmara Municipal, a unidade será batizada com o nome de José da Silva Paiva, em homenagem a um dos fundadores da localidade. Emocionado, o vereador agradeceu o empenho da gestão e disse: “daqui, se Deus quiser, vão sair doutores”. Presente ao evento, José Filho, bisneto do homenageado, pediu desculpas. “É a primeira vez que pego num microfone”. No entanto, a gratidão lhe deu coragem para seguir em frente: “pra mim é uma grande honra… me sinto privilegiado com essa escola maravilhosa. Também temos que bater palmas para o prefeito por essa estrada. São 20 anos de espera. Agora, Ibititá está no caminho certo”.

Em discurso, a secretária municipal de Educação, Fabrízia Pires de Oliveira, destacou a importância da escola na “mudança do contexto social” da Lagoa do Zé Mendes e comunidades vizinhas, já que a unidade vai atender alunos da Educação Infantil e turmas do Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental (1ª a 4ª Série). “É realmente um momento histórico para a nossa cidade”, acrescentou o vice-prefeito Arturzinho da Mata. “Acredito em Deus e no trabalho. Por isso, tenho certeza que nossa caminhada será longa e muito proveitosa”, concluiu.

União e trabalho

Ao ser anunciado pelo mestre de cerimônias, o prefeito Cafu Barreto foi saudado com entusiasmo pela população. “Esses fogos não são pra mim… São pra vocês”, disse, para longo em seguida ser efusivamente aplaudido outra vez. Ao longo do pronunciamento, o prefeito agradeceu a receptividade dos moradores, parabenizou a equipe do Governo Cidade para Todos e falou sobre sua política inovadora de descentralizar os investimentos do município de forma que todas as localidades sejam contempladas. Cafu Barreto aproveitou a oportunidade para prestar contas das ações desenvolvidas pela Administração Municipal, anunciou novas obras que serão entregues até o final do ano e fechou o discurso com uma frase de efeito que virou sua marca pessoal: “como sempre digo, nada supera a união e o trabalho”.

Além da intensa participação popular – que deu um charme especial ao ato público – também marcaram presença nas inaugurações secretários, funcionários e colaboradores do município; bem como lideranças políticas, comunitárias e religiosas, representantes da família de Hildete França (doadora do terreno onde a escola foi construída) e sete vereadores da cidade, incluindo o chefe do Poder Legislativo Celson Marques. O evento foi encerrado com um buffet de frios e salgados e show de Dourado Coração Sertanejo, o artista mais influente de Ibititá.