A noite desta quinta-feira, 27 de abril de 2017, já pode ser considerada como um marco para o município de Ibititá. Nesta data, em cerimônia realizada na sede da cidade, foi lançado o projeto “EDUCAÇÃO: COMPROMISSO DE IBITITÁ”, cujo principal objetivo é melhorar a qualidade do ensino em toda a rede do município, tendo a Educação como principal ferramenta para transformação social. Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação e Cultura, Kaliandra Lima Pereira, fez questão de destacar que o projeto vai oferecer formação continuada aos professores, coordenadores e todos os demais funcionários da rede. O vice-prefeito, Arturzinho da Mata, parabenizou a gestão Cafu Barreto pelo “compromisso com a Educação” e acrescentou que uma iniciativa desta magnitude vai melhorar diretamente a “qualidade do ensino na sala de aula”.

Ao mostrar o respeito e admiração que tem pela classe, o prefeito Cafu Barreto começou seu discurso lembrando que a sua mãe foi professora por mais de 25 anos e sempre lutou pelo desenvolvimento da Educação em Ibititá. Consciente da importância social da Educação, Cafu se comprometeu a intensificar ainda mais os investimentos na área neste segundo mandato, compreendido entre 2017 e 2020. “Com esse projeto, vamos reparar o que não foi feito nas antigas gestões”, anunciou o prefeito ao revelar que uma das missões do “EDUCAÇÃO: COMPROMISSO DE IBITITÁ” é construir um Plano de Cargos e Salários que garanta direitos e contemple toda a categoria, que “presta um excelente serviço à comunidade”.

O projeto será implementado na cidade sob supervisão de Rita Braz, professora da UNEB, doutoranda em Epistemologia e História da Ciência e autora da coleção “Aprender e brincar é só começar”. Em seu pronunciamento, ela fez questão de ressaltar a “satisfação” em ser educadora e poder auxiliar no desenvolvimento de uma iniciativa tão “maravilhosa”. Após parabenizar a gestão Cafu Barreto pela responsabilidade social, a professora disse que o “EDUCAÇÃO: COMPROMISSO DE IBITITÁ” será executado numa parceria construtiva entre toda a comunidade escolar. Durante o bate-papo, Rita Braz usou uma dinâmica envolvente para discutir a necessidade de renovação de antigas práticas de ensino e, ao final, citou o pedagogo e filósofo Paulo Freire: "a Educação não transforma o mundo. A Educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo".  

Também participaram do evento funcionários, colaboradores e secretários do município, além de profissionais renomados da Região de Irecê, a exemplo da psicóloga Camila Grassi, especialista em Neuropsicologia; e da professora Cléia Queiroz Carvalho – especialista em Gestão Escolar, Ensino Superior e Educação Contextualizada no semiárido.

Prefeitura de Ibititá – Cidade em Desenvolvimento