O dia D de mobilização nacional contra o Sarampo aconteceu no último sábado, dia 15 de fevereiro, nas Unidades da Rua do Campo, Riacho, Canoão, Lagoa da Pedra, Feira Nova e na Câmara Municipal de Vereadores. Nesta etapa, o público-alvo é de crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. A vacina utilizada previne contra o sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral). As estratégias de intensificação das ações de rotina são de extrema importância para ampliar a proteção da população e possibilitar a interrupção da circulação do vírus do sarampo.

O sarampo é uma doença grave, que pode levar a complicações e óbito. Procure a Unidade de Saúde mais próxima, levando a caderneta/cartão de vacina, para que seja avaliada a necessidade de tomar a vacina tríplice viral. Em 2020, na Bahia, já foram notificados 12 casos de sarampo. No ano de 2019 foram 757 notificações. Ao todo, desde o início do surto, em junho de 2019, até janeiro de 2020, foram confirmados 64 casos da doença.