Na noite desta sexta-feira (31), nem mesmo o vento frio impediu que a comunidade do Bairro do Gelo acompanhasse a inauguração da Praça Andarilho Ferreira dos Santos (Ninô Ferreira) e a entrega de obras de pavimentação espalhadas por toda sede de Ibititá. Centenas de pessoas marcaram presença na homenagem a Ninô Ferreira, ex-vereador do município que teve o nome imortalizado no novo equipamento público. Em discurso, Cafu Barreto destacou o legado do ilustre personagem e lembrou da sua contribuição para o desenvolvimento de Ibititá. “Ninô é um baluarte, sua história não pode ser esquecida. Lembro quando era menino e ele levou água encanada para o Distrito do Canoão. Foi um avanço e tanto para as famílias que precisavam percorrer longas distâncias para conseguir água doce”, acrescentou.

Emocionada, Viviane Ferreira, filha do homenageado, lembrou do pai como “homem sábio, batalhador e feliz”. O vereador Emídio Neto, autor do projeto que batizou o novo equipamento público, disse que Ibititá valoriza sua história ao reconhecer os serviços prestados “por uma figura que sempre lutou pelo crescimento da cidade”. A Praça Andarilho Ferreira dos Santos foi estrategicamente projetada para se adaptar ao terreno: o declive natural vai ajudar no processo de irrigação e escoamento, as pedras ganharam proteção com verniz e iluminação cênica. Além disso, como parte do projeto paisagístico, o local foi beneficiado com grama natural e mudas de árvores nativas, que vão projetar sombra para quem usufruir das áreas de convivência.

Dedicação

A iniciativa foi aprovada pela população. “Isso aqui era uma caverna! Agora, tá uma maravilha! Eu não pensava que nós teríamos um benefício como esse”, comemorou o sr. Otoniel, representante da comunidade. “A praça está muito linda. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou Damiana dos Santos. “Aqui só tinha pedra e entulho. Hoje, graças a Deus, ficou tudo ótimo”, completou Maria Célia. Além da maciça participação popular, o evento reuniu diversas autoridades, a exemplo do vice-prefeito Arturzinho da Mata, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e visitantes, como o prefeito de Irecê, Luizinho Sobral.

Ao final do ato administrativo, Cafu Barreto enalteceu sua equipe de trabalho e voltou a falar sobre a prioridade do seu mandato: “sem todos que fazem parte deste governo, nós não seríamos capazes de realizar tantas obras em tão pouco tempo. Tenham certeza, meus amigos e minhas amigas, que vamos continuar com a mesma dedicação porque nada vence o trabalho”. A noite também foi marcada por shows de Bell Bastos e Pablo Marques. Enquanto jovens e adultos curtiam a festa, a criançada brincava no Parque Infantil montado pelo Governo Cidade para Todos.