Ibititá conquista feito histórico e vence a Maratona de Projetos Públicos da Bahia 2025 promovida pelo Sebrae
Última atualização em 11 dezembro 2025 às 10h47
O município de Ibititá alcançou um marco histórico ao vencer a Maratona de Projetos Públicos da Bahia 2025, iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer municípios que se destacam em inovação, gestão eficiente e desenvolvimento empreendedor. A conquista reforça o novo momento vivido pela cidade e coloca Ibititá entre as referências estaduais em políticas públicas voltadas ao fortalecimento econômico e à inclusão socioprodutiva. A Maratona tem como objetivo estimular a cultura da inovação no setor público municipal, acelerando ideias e projetos que impulsionem economias locais e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
Em um cenário competitivo, com municípios que possuem décadas de experiência em empreendedorismo, Ibititá surpreendeu toda a mesa de avaliação ao mostrar resultados expressivos construídos em apenas 11 meses de gestão do prefeito Afonso Mendonça e 7 meses meses após a adesão ao Programa Cidade Empreendedora/Sebrae, parceria que tem transformado a visão de desenvolvimento do município. Concorrendo na categoria Inclusão Socioprodutiva, Ibititá apresentou o projeto “Ibititá AgroViva: nosso campo, nossa terra produtiva”, que se destacou pela capacidade de integrar políticas públicas, legalização de associações, fomento ao crédito, inovação e valorização da agricultura familiar. Representaram o município durante os dois dias do evento a coordenadora de Desenvolvimento Econômico e Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Gabriela Matos, e a servidora da Secretaria de Agricultura, Carol Ferreira.
O julgamento foi conduzido por uma banca especializada composta por representantes de instituições de grande relevância na Bahia, entre eles, José Carlos dos Santos Oliveira, Diretor de Comércio, Serviços e Oportunidades de Negócio da SDE-BA; Adriano Câmera Figueira, da FACEB; Prof. Dr. Milton Correia Sampaio Filho, da UFBA e Mariana Brasil Nogueira Lima, Diretora de Inovação e Produtividade da SECTI-BA.
O AgroViva Ibititá atua na formalização de associações rurais, acesso ao crédito via Banco do Nordeste, capacitação técnica e empreendedora, ampliação da infraestrutura produtiva e abertura de novos canais de comercialização e venda de produtos dos agricultores para merenda escolar. O projeto estimula o escoamento da produção local, fortalece o protagonismo do agricultor e transforma o campo em um motor de renda, sustentabilidade e desenvolvimento para todo o município.
Ibititá desbancou na finalíssima municípios que a anos já constroem um ambiente favorável de estrutura e negócios na área do empreendedorismo de toda a Bahia, a exemplo de Ibotirama, Iraquara, Ribeira do Pombal, Wagner, Urandi, Souto Soares, Guanambi, São Gonçalo dos Campos, Campo Formoso, Queimadas, Euclides da Cunha, Conceição do Almeida, Carinhanha, Ipirá, Barra da Estiva e Ituaçu. Com a vitória, Ibititá não apenas consolida sua presença no mapa do empreendedorismo público da Bahia, mas também celebra um reconhecimento justo a uma gestão que tem colocado inovação, cuidado com as pessoas e transformação social no centro das políticas públicas. A conquista marca um novo capítulo da história do município e reforça o compromisso da atual gestão em seguir construindo uma Ibititá mais forte, produtiva e empreendedora.
