24/10 – Dia Mundial de Combate à Poliomielite
Última atualização em 25 outubro 2022 às 10h33
No dia Mundial de Combate à Poliomielite, destacamos a importância da vacinação para a prevenção da Paralisia Infantil.
Hoje o Brasil é considerado um país livre do vírus da poliomielite pela OMS graças as coberturas vacinais alcançadas nos últimos anos. Apesar disso, o risco de contágio existe, e é preciso da conscientização pública sobre a necessidade da vacinação.
A poliomielite não tem um tratamento específico, mas tem a melhor forma de proteção: a vacina.
Durante esse mês, vamos nos esforçar para levar as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade a uma unidade de saúde para tomarem a vacina.
A paralisia dos músculos da respiração mata de 5 a 10% das pessoas, e a vacinação é a única forma de evitarmos que a Paralisia Infantil (Poliomielite) volte ao Brasil.
A vacinação é gratuita, e são necessárias 3 doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aos 2, 4 e aos 6 meses de vida e dois reforços com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos.
Procurem a unidade de saúde mais próxima e não se esqueça de levar a caderneta de vacinação!
Prefeitura Municipal de Ibititá – Cuidando da nossa gente
